-
Arquitetos: Workshop, Diseño y Construcción
- Área: 235 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: American Standard, Eurovent, Mosaicos Dzununcan, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Pulpo é uma residência típica da península de yucatán do início do século passado, localizada em um dos bairros mais antigos da cidade de Mérida, México. O volume original abriga um quarto e a sala de estar, ambos mantendo os seus pés-direitos altos com as tradicionais vigas de metal branco e madeira, cujo tratamento baseou-se em deixar a madeira exposta com reminiscências das cores que recebeu ao longo dos tempos.
Cada espaço da casa possui uma cor diferente que, por sua vez, é refletida nos ladrilhos e se acentua no rebordo inferior das paredes dos quartos, sendo a cor superior a que unifica o projeto, cumprindo a mesma função dos mosaicos em cor branca envelhecida os quais enquadram os "tapetes" coloridos.
Ao atravessar o arco do hall, encontra-se a cozinha em tons neutros, onde uma grande janela liga o espaço a um pequeno pátio central, dotando-o de ventilação e luz natural, bem como ligando-o diretamente ao exterior. Com a ideia de criar diferentes atmosferas no mesmo espaço decidiu-se, além de desenhar a ilha com acabamento em madeira e quartzo branco, adicionar uma pequena área de refeições na extremidade, criando um ambiente aconchegante e ideal para tomar café da manhã.
Para acessar o volume central do imóvel que abriga sala de jantar e sala de TV, cruza-se um pequeno deck de madeira cercado por vegetação tropical. Esta zona, independente do restante casa, permite vistas que fluem para os jardins e para a piscina, conferindo a sensação de amplitude e frescor através da utilização de duas portas de correr envidraçadas.
O terceiro e último núcleo da casa possui uma volumetria mais moderna e proposital em relação aos dois anteriores que se apresentam de forma mais conservadora. Este, pelo contrário, integra vários elementos como o conjunto de planos que divide cada espaço segundo seu uso, além da abóbada de acesso ao quarto principal, do corrimão e das escadas que conduzem ao segundo nível, onde existe um depósito e outro quarto.
O quarto principal no térreo dispõe de um pequeno terraço de uso privado com cobertura de bambu que, em diferentes momentos do dia, projeta um extraordinário jogo de luz e sombra nas paredes e no chão. A casa Pulpo procura criar ambientes perfeitos para o pleno usufruto através da utilização de diferentes materiais e texturas, como pisos de ladrilhos e as suas encantadoras cores interiores ou os decks de madeira, paredes de alvenaria aparente, a piscina de chukum e a vegetação, que cria um belo contraste com a cor lilás do seu exterior.